O insight biológico pode ser a verdade do nosso tempo...
... em muitos sentidos e,
se o conhecimento revela e transforma,
este será um espaço para entender esse insight
e chegar a uma experiência mais direta e globalizada dessa verdade
Olá!
Chamo-me Henrique Areias e desde sempre tive uma enorme vontade de entender muitos assuntos, aliada a uma certa facilidade para encontrar as suas interligações. A partir de 1994 dediquei-me a uma investigação, cujo objetivo inicial passava pela descoberta do processo criativo nas múltiplas áreas do conhecimento, entendendo que poderia chegar a um modelo universal, a partir do qual qualquer pessoa teria um ponto de vista unificado para as abordar e estas poderiam resolver as suas dificuldades de comunicação.
Nos últimos 26 anos a investigação deu muitas voltas mas, de forma cada vez mais séria, manteve-me a aprofundar o conhecimento de muitos campos de estudo e suas histórias, assim como a assumir as suas dificuldades mais importantes. Foi a minha zona de retiro, cujos frutos se foram expressando em intuições muito estimulantes e abrindo a uma visão particular da realidade, corroborada pelos percursos evolutivos da ciência e da sociedade. Em 2016, cheguei a uma etapa conclusiva que, inesperadamente, revelou um sentido muito esclarecedor de tudo o que havia sido entendido.
Durante este percurso fui surfista, músico, praticante de yoga, de meditação e professor de semiologia, área cujas dificuldades tive de resolver, assumindo uma perspetiva coerente com essas práticas, onde a linguagem e o processo consciente se fundam no conceito de relação. Todas as coisas são relações a muitos níveis e são entendidas a partir do modo como nos relacionamos com elas. Logo, conforme nos damos conta de alguns aspetos particulares de uma relação, ela evolui e as coisas são entendidas de forma renovada. Na base do processo da linguagem, do consciente e de muitas realidades orgânicas e físicas, parece estar uma dimensão reflexiva que se dá conta da estruturação relacional, o que leva a uma resposta ou resolução criativa que a faz evoluir.
Assim, ao aprofundar a avaliação deste processo reflexivo/criativo na linguagem e no consciente, pude estabelecer o modo de relação que permitiria abordar todas as áreas, enquanto sempre manifestações da linguagem/consciente, entendendo as suas dificuldades e o percurso evolutivo das mesmas, o que acabou por levar à tese da história do homem enquanto um caminho que evolui para um insight biológico; entendível como a abertura do consciente à natureza última deste processo universal.
Este site é um primeiro passo na divulgação desta visão da história do universo, da vida, do consciente e do homem, enquanto um mesmo processo meditativo, que responde de forma natural, simples e integradora às dúvidas e dificuldades das perspetivas científicas e espirituais, nomeadamente, clarifica o sentido da existência e da condição humana, aqui e na eternidade.
Neste sentido, na página "O Insight" disponibilizamos um texto introdutório de alguns tópicos de reflexão e ideias principais que, juntamente com muitos outros, são abordados no livro "Pequenas Mitologias da Criação", dentro de uma abordagem detalhada e criativa que vai descobrindo os meios e os modelos operativos desta meditação e levando todas as áreas a entrar na mesma. Por outro lado, através do Blog, pretendemos suscitar reflexões particulares sobre certos tópicos, que podem ser sugeridos pelos leitores, e gerar um espaço de interação.
Também pretendemos oferecer um conjunto de atividades (palestras e cursos) de aprofundamento, reflexão e debate sobre os diferentes tópicos deste ponto de vista, nomeadamente de clarificação e treino da não dualidade, de integração do mesmo em práticas meditativas e retiros, assim como numa prática de Yoga que denominamos Breath Modelling.
O ponto de vista do real e, nomeadamente, da condição humana gerado na investigação, assim como os seus frutos, converteram-se numa terapia, que integra, de forma não dualista, as estruturas subtis por detrás das diferentes patologias e de todo o tipo de complexidades existenciais. Uma terapia onde a reflexão/criação é feita diretamente pelo coração.
Assim, este é um espaço do coração universal e da simplicidade da sua resolução, ou seja, da verdade das relações e do seu infinito potencial...
Boas-vindas